Manutenção de Rosqueadeira Elétrica

Manutenção Rosqueadeira RidgidManutenção de Rosqueadeira Elétrica – Toda máquina necessita de manutenção, seja ela preventiva ou corretiva, principalmente se a máquina for de grande porte e elétrica. O que requer maior tempo de conserto e de reparos quando há um dano.

O problema é que em caso de equipamentos industriais, muitas empresas não podem dispor de muito ou até pouco tempo sem sua máquina, ocorre o mesmo no caso da rosqueadeira.

O fato é que é necessário fazer as manutenções preventivas da rosqueadeira elétrica, para evitar problemas mais graves e maiores. Aqui iremos dar algumas dicas de como fazer uma boa manutenção da sua rosqueadeira elétrica, evitando que danos maiores aconteçam.

Manutenção Preventiva da Rosqueadeira Elétrica

Toda máquina exige cuidados e manutenção preventiva. A manutenção preventiva é de suma importância para prolongar a vida útil da máquina e suas partes. Abaixo, algumas dicas de manutenção preventiva:

  • Óleo rosca / corte: utilizar sempre óleo de lubrificar e refrigerar do tipo rosca/corte. Remover constantemente, ou ao menos uma vez ao dia, cavacos e outros materiais provenientes de sobra de serviço acumulado sobre o filtro bandeja.
  • Esgotar periodicamente, ao menos uma vez por semana todo óleo, filtrar e verificar a viscosidade.
  • Proceder a limpeza do tanque e dos filtros.
  • Após a verificação da viscosidade do óleo, retorná-lo ao tanque e, se necessário, completar com óleo rosca/corte até que o nível cubra todo o filtro de aspiração.
  • Lubrificação e limpeza: lubrificar periodicamente o eixo dos mandris através dos dois orifícios existentes na parte superior da máquina.

OBS: NUNCA UTILIZAR FLUÍDO DE REFRIGERAÇÃO SOLÚVEL EM ÁGUA.

Manutenção Corretiva da Rosqueadeira Elétrica

Existem milhares de problemas que podem aparecer na máquina rosqueadeira. Selecionamos os defeitos mais comuns e algumas soluções para ajudar a conserta-la.

Óleo Rosca-corte
DEFEITO: óleo com baixa viscosidade e ou contaminação
SOLUÇÃO: Substituir todo o óleo
PROCEDIMENTO: Na substituição do óleo verificar os filtros de aspiração e bandeja, caso seja necessário proceder a substituição. Efetuar a limpeza de todo sistema de lubrificação antes da troca do óleo.

Bomba de óleo
DEFEITO : Vazamento , perda de pressão ou travamento
SOLUÇÃO: Substituir a bomba
PROCEDIMENTO: Para fazer a substituição da bomba de óleo coloque a máquina em uma posição adequada para acessar o conjunto Motor/Redutor. A bomba de óleo vem acoplada ao redutor com duas mangueiras nas laterais. Solte as duas mangueiras e com uma chave Allen de 4 mm solte a bomba de óleo, marque sempre a posição das mangueiras e o encaixe da bomba no redutor.

Motor e Redutor
DEFEITO: Queima do motor.
SOLUÇÃO: Recondicionamento ou substituição do motor.
DEFEITO: Quebra do eixo do motor.
SOLUÇÃO: Substituir rotor.
Obs: A substituição do rotor, está condicionada a verificação de danos em todo o conjunto do motor.

DEFEITO: Motor não parte.
SOLUÇÃO: Testar o capacitor, e se for o caso substituí-lo.
Obs: Antes da substituição do capacitor, verificar as condições do motor (bobinas, contatos).
DEFEITO: Ruído no redutor / travamento do redutor / folga no redutor.
SOLUÇÃO: Substituição completa do redutor.
Obs: Abrir o redutor para verificar o motivo da quebra. Não aconselhamos a substituição das peças danificadas e sim a substituição completa para garantir a qualidade do equipamento.

Manuttech Manutenção de Rosqueadeiras

MANUTTECH Locação e manutençãso de equipamentosA Manuttech é uma empresa especializada, que atua no ramo de locação e manutenção de diversos tipos de equipamentos para construção civil e montagem.

Para saber mais sobre a empresa, acesse o site: www.manuttech.com.br ou entre em contato através dos telefones (11) 4194-1640 ou (11) 4162-0002

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Manutenção de Rosqueadeira Elétrica

Deixe um comentário!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *